segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Professora de Língua Portuguesa

Percorria os corredores do supermercado para buscar sucos concentrados e chá mate em substituição às bebidas alcoólicas e refrigerantes para não comprometer a minha recuperação. Tudo transcorria normalmente até passar em frente a uma livraria existente no shopping center de Suzano. Imediatamente, lembrei da necessidade de adquirir um livro que ensina as mudanças da ortografia. Mas as recordações foram muito mais além. Na minha memória, voltei aos tempos de escola, quando aprendia Língua Portuguesa com a professora Kazuko.

Às vezes, eu penso em até procurá-la novamente para reaprender as alterações em vigor desde o início do ano devido à sua sabedoria e austeridade na sala de aula. Afinal de contas, essa professora foi a principal responsável por ensinar tudo que sei do nosso idioma. De quebra, aprendi como escrever, inclusive as bobagens publicadas no blog.

Para quem não sabe, a professora Kazuko é uma das senhoras mais conhecidas aqui em Suzano, apesar de estar aposentada. Ensinou gerações de estudantes da cidade. Hoje, alguns deles despontam ou como autoridades ou nas grandes empresas. Na família, passaram pelo seu crivo as minhas primas mais velhas, Cláudia e Rosana. As duas só têm elogios.

Essa profissional atuava nos tempos em que os alunos ainda respeitavam os docentes. A sala de aula ficava um silêncio só porque os estudantes tinham medo de não aprender a lição passada na lousa. Por outro lado, ela defendia a todos junto à escola quando precisava fazer justiça a uma situação. Assim, conquistava os jovens pela sua conduta séria.

No meu caso, os ensinamentos da grande mestra eram seguidos de forma muito disciplinada. Como já gostava de escrever quando ainda era criança, eu a procurava fora do horário de aula para aprimorar a escrita, tanto em verso quanto em prosa. Prova disso, foi um terceiro lugar num concurso de poesia organizado em 1993 pela prefeitura da cidade.

Passados 16 anos, esses conhecimentos também viraram o meu ganha-pão porque dependo deles para elaborar as minhas reportagens. Só espero que os ensinamentos da professora Kazuko sejam suficientes para absorver as mudanças em vigor na Língua Portuguesa. O jeito é voltar a estudar como forma de evitar os novos erros de ortografia.

Nenhum comentário: