quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Memórias no Mogi News

O editor-chefe do Mogi News e amigo Márcio Siqueira publicou no matutino os detalhes que eu presenciei sobre a primeira viagem do trem espanhol nas cidades do Alto Tietê, em 1998. O grandioso evento contou com a presença do então governador Mário Covas.

Detalhe: a história recheada de bastidores se baseou num e-mail que enviei ao amigo e colega de profissão ao ler sua coluna. Confira os trechos publicados na edição de hoje:

"Fujita de volta
O jornalista Eric Fujita, que já trabalhou em diversos veículos de comunicação da região, inclusive no Mogi News, e hoje compõe a redação do Diário de S.Paulo gostou das fotos e das notas publicadas pela coluna na terça-feira, que recordaram as viagens eleitoreiras do trem espanhol à Mogi em 1998. Ele mandou uma carta à coluna e deu detalhes importantes e curiosos.

Carta
'Ao ler a coluna Contracapa desta terça-feira, vi as fotos feitas quando o então governador Mário Covas veio de trem para mostrar ao público as belas composições espanholas, que chegavam pela primeira vez ao Alto Tietê. Como você bem lembrou, o ano era 1998, meses antes das eleições para o governo do Estado. Por isso, eu lembrei de alguns fatos ocorridos nessa ocasião, já que eu estava no evento quando ainda dava meus primeiros passos como repórter na região.

Nos bastidores (digo, nas estações da região), alguns vereadores e seus agregados comentavam que ´talvez seja a primeira e a última vez que o governador andará de trem´. Covas e o então secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Cláudio de Senna Frederico, vieram num dos vagões do trem espanhol desde a estação Brás (antiga Roosevelt) da CPTM. O primeiro embarque das autoridades na região foi em Ferraz de Vasconcelos.

Um detalhe bem curioso: Frederico veio vestido bem a caráter para o grandioso evento. Usava uma gravata que tinha vários trenzinhos na sua estampa.

Como também citado, a vinda dos espanhóis ao Alto Tietê trouxe marcas tanto no âmbito dos transportes quanto no campo político. No primeiro item, a alegação oficial da CPTM naquele tempo foi a onda de apedrejamentos das composições ao longo dos trilhos. Muitos vidros foram quebrados, principalmente na região de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, e Zona Leste da Capital. Por conta dos prejuízos, a companhia decidiu retirá-los da linha Brás-Estudantes'".

Obrigado Márcio e continue com essa memória. Quem quiser os detalhes citados na coluna, pode procurar no meu blog. Para facilitar, o link é o http://eric-fujita.blogspot.com/2009/02/os-trens-espanhois.html

Nenhum comentário: