sexta-feira, 3 de abril de 2009

O início no jornalismo

Resolvi arrumar algumas bagunças de dentro do meu guarda-roupa, que estava abarrotado de caixas empilhadas. Tudo bem, consegui alcançar o meu objetivo, após mais de três horas em pleno empenho. Ao mexer nos arquivos, encontrei um amontoado de albuns de fotografias. Lá, havia imagens guardadas cuidadosamente desde os tempos de adolescência. Achei cada registro. O jeito foi digitalizar algumas destas poses.


Assim, resolvi mostrar aos poucos esse pequeno arquivo. Para isso, decidi adotar um tema, dentro da proposta inicial deste blog. Desta forma, divulgarei a partir de agora alguns momentos desses meus 15 anos de profissão. Como o tempo passa!

Muitas pessoas me disseram que perdi muito tempo fora de São Paulo, onde fica o maior mercado do país, ao trabalhar nos arredores da Grande São Paulo e no interior do estado. Na verdade, foi um período de amadurecimento, responsável por me preparar para a grande imprensa.

Para dar esse pontapé inicial, escolhi uma foto feita em 1994. A imagem mostra a equipe do jornal Diário de Suzano que trabalhou nas eleições daquele ano. A importância desse registro é reviver quando comecei na profissão, ainda com os meus 17 para 18 anos. Conciliava a faculdade com os meus primeiros contatos nesse ramo.







Passado todo esse tempo, muitos deles seguiram seus caminhos nos meios jornalísticos. Alguns deles deixaram a região e partiram para a grande imprensa, seja antes ou depois de ter feito o mesmo. Nessa relação, destacam-se Vladimir Gama, Paulo Martins e Vinícius Gorgulho. Os três estão, pela ordem, na Rede Record e numa revista especializada em energia elétrica. O último deles mencionado atuava numa assessoria de imprensa, mas não sei agora o local exato por ter perdido o contato.


Outros decidiram permanecer na região, como é o caso de Simone Leone, Marco Aurélio Sobreiro e o fotógrafo Wanderley Costa. Depois de terem assumido o cargo de editor-chefe desse jornal, os dois conseguiram novas oportunidades por perto de Suzano, apesar da escassez do mercado nessa parte da Grande São Paulo. Após sair do Diário de Suzano, Simone se transferiu para o Mogi News, onde trabalhamos como editores entre 2004 e 2005.


Nesta semana, ela lançou o livro "Memórias de Suzano", da qual foi coordenadora do projeto. Uma bela iniciativa para resgatar a história da minha cidade natal. Tanto que o lançamento foi prestigiado pelas principais personalidades e autoridades do município. Fica aqui registrado os meus parabéns.


Já Marco Aurélio optou pela estabilidade. Assumiu uma vaga de assessor de imprensa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, depois de passar no concurso público. Ele foi o sucessor da Simone no cargo de editor-chefe do jornal. Pelo menos, está mais seguro profissionalmente. Enquanto isso, Wanderley ainda arrisca seus cliques no grupo de comunicação da Prefeitura de Suzano.


Mas as minhas andanças por outras regiões foram suficientes para encontrar mais tarde outros jornalistas que estão nessa foto. Onze anos mais tarde, cruzei com Henrique Miotto no ABC Paulista, quando passei pelo Diário do Grande ABC. Ele se especializou no segmento automotivo e fazia reportagens para o caderno Automóveis nos tempos em que essa parte do matutino era terceirizada para uma empresa responsável por seu conteúdo. Hoje, atua no Diário Regional.



Por outro lado, outros profissionais na foto deixaram esse mundo. O fotógrafo Gino de Siqueira, por exemplo, morreu em 2002 vítima de uma doença repentina, que não sei detalhar. O falecimento ocorreu num final de semana que estava de plantão. Foi uma pena, mas Deus sabe o que faz. Trabalhei com ele mais tarde no Diário de Mogi. Além disso, era um parceiro fora do horário de serviço, com direito a viagens ao litoral e tudo mais. Com certeza, está num belo lugar lá no céu.


O tempo também foi suficiente para perder o contato com os demais que estão nessa imagem. Passados quase 15 anos, eu não sei por onde anda Cezar Willians, Nivaldo Lima entre outros nesse registro. Quem souber o paradeiro de alguns deles, poderá me passar as informações que publicarei aqui, com toda a certeza. Apesar de tudo isso, todos que participaram dessa fase deram uma contribuição para o meu início no jornalismo.

Nenhum comentário: