sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mupy e o Terra TV

Voltava para minha casa. Em vez de ir direto a esse destino, fiz uma pequena parada no meio do caminho devido a um anúncio na porta de uma pequena loja de alimentos existente no centro de Suzano. Era a publicidade sobre aquele leite a base de soja chamado Mupy. Aqui, o produto é muito vendido. Alguém conhece a bebida, principalmente a existente na embalagem tradicional que é em saquinho plástico? Pode parecer estranho, mas o fato me fez lembrar da antiga equipe do Terra TV, onde trabalhei por cinco meses.

Mesmo esquisita num primeiro momento. a associação que fiz tem sentido. Uma das jornalistas desse grupo é a filha do proprietário da empresa fabricante da bebida. E as minhas recordações foram mais além. Entre outubro e novembro de 2006 (não sei o mês exato), a Fabi distribuiu o produto para toda a equipe do antigo Jornal do Terra, antes veiculado ao vivo pela internet. Os beneficiados foram desde um simples mortal no grupo, como eu, até o editor-chefe do núcleo, José Roberto de Toledo.

Por esse motivo, as brincadeiras não poderiam faltar. Vieram muitas ideias, uma delas a sugestão dela montar uma mega assessoria de imprensa para o produto. E, desta forma, ela levaria todos para trabalhar no local. Os risos foram inevitáveis. Bons tempos!

Momentos descontraídos a parte, essa equipe do núcleo de TV do Terra não era o atacante Ronaldo, mas foi fenomenal naquela época. O grupo era composto com uma mescla de profissionais altamente experientes e competentes com jornalistas bem mais novos no ramo, mas com muita vontade de trabalhar. Nesse ambiente, eu era o para-quedista, porque não sei em qual situação me encaixaria. Não tinha tanta vivência dos mais velhos, mas também não estava entre os jovens.

Aprendi demais com esse pessoal. Tive a oportunidade de absorver conhecimentos com um ex-correspondente internacional e um ex-repórter especial, ambos vindos da Folha de São Paulo (pela ordem, Jaime Spitzcovsky e o Toledo), um antigo editor da Rede Globo e hoje consultor de qualidade da TV Record (Octávio Tostes), além de dois excelentes âncoras (Caio Camargo e Maria Lins).

Ainda tinham outros jornalistas promissores no grupo: Fabiano Falsi, Helena Fruet, Tiago Mali, Larissa Domingos, Anapaula Ziglio, Lara Hassum e a Fabi (Fabiana Unichaka). De longe, foi a melhor equipe que trabalhei graças ao profissionalismo e dedicação de todos durante as eleições presidencial e para governadores, em 2006.

Para encerrar aquele ano, houve grande uma confraternização junto com a equipe de esportes do Terra TV e outros amigos jornalistas. Por isso, fizemos a tradicional pose para a foto:



Eu devo muito a essa equipe dentro da minha carreira de 15 anos. Por conta do nosso esforço, consegui até ficar com um visual mais sério, num esforço de passar credibilidade na hora de dar notícias. Será que consegui? É só avaliar:



Depois dessas saudosas lembranças, eu voltei àquele momento na loja. Como eu gosto de beber Mupy desde criança, levei 12 unidades em saquinhos. O objetivo era consumir no café da manhã e, às vezes, durante a tarde. Fabi, eu tenho um aviso. Se depender da colônia japonesa em Suzano, a fábrica se expandirá ainda mais e será suficiente para montar aquela assessoria de imprensa para a bebida, viu. Se isso acontecer, quero uma vaga.

Um comentário:

The Ideas of a Vintage Doll disse...

Adoooooooooooooooro Mupy!
E que time, hein!