segunda-feira, 6 de abril de 2009

Na coluna social

Havia prometido mostrar algumas fotos antigas, tiradas ao longo dos 15 anos de profissão. Bom, vou manter essa garantia pela metade porque a imagem a seguir é recente. No entanto, manterei parte da minha palavra já que a ocasião se transformou numa consequência da minha carreira profissional. E também conta um trecho dessa trajetória no jornalismo.  

Tudo isso aconteceu durante o lançamento do Livro "Memórias de Suzano", lançado pelos jornalistas do Grupo Mogi News, por onde passei entre o final de 2003 e começo de 2005. Por esse motivo, fiz questão de comparecer ao evento, apesar das limitações em virtude da minha recuperação. Devido à presença na ocasião, saí na coluna social no jornal Diário do Alto Tietê, um dos produtos da empresa.

Em meio a todo esse tempo, isso nunca havia ocorrido comigo. Assinada pelo colunista Osny Garcez - pessoa bem conhecida em Suzano e região -, o espaço social traz uma foto bastante interessante. Ilustra uma mescla de jornalistas mais antigos do Alto Tietê e os novos talentos que surgiram nos últimos anos. Ainda bem, pois é necessária uma reciclagem de profissionais no ramo.

Sem ofensas ao autor, a importância da imagem vai muito mais além de ter saído na coluna social. Na verdade, reúne os amigos que fiz na área, numa região em que nasci, fui criado e onde tudo começou. O clique é de Amilson Ribeiro:



Entre as pessoas na foto, estão os companheiros de redação de longa data. Uma delas é o Bras Santos, que está no canto esquerdo. Nos conhecemos há 11 anos quando trabalhamos no Diário de Mogi. Fora do trabalho, nós costumávamos prolongar o expediente nos bares próximos, sempre regado com muita cerveja ou chope. O happy hour durava até altas horas. Mais tarde, nos encontramos novamente já no Mogi News.

Fora isso, tem o Márcio Siqueira, o editor-chefe do Mogi News e do Diário do Alto Tietê. Ele está bem no centro da imagem (e ao meu lado). Bom companheiro de trabalho quando também fui um dos editores junto com ele, afinal ele segurou muitos rojões e apoiou algumas das minhas convicções que, em certas ocasiões, não andavam junto com o praticado no jornal.

Talvez, essas ações tenham contribuído para melhorar a qualidade do matutino. Pelo menos, tentei fazer o melhor. A amizade se consolidou depois de muito tempo. Antes disso, a gente se cruzava na Rádio Metropolitana, mas não tínhamos tanto contato como foi no Mogi News.

E como deixar de fora os já citados Marco Aurélio Sobreiro e Paulo Martins? Bem, eu já havia contado que os conheci naquela turma de 1994 do Diário de Suzano. Com o primeiro mencionado, eu não tive mais a honra de trabalhar junto com ele desde então. Mas eu tenho histórias desse período. Nós saíamos muito tarde, passávamos na lanchonete que o meu pai tinha no caminho para buscar a kombi e dar uma carona até a casa dele. Nossa, me recordei disso agora.

Além do Diário de Suzano, voltei a ser companheiro de redação do Paulo Martins dez anos mais tarde, já no Mogi News. Além dos longos fechamentos, ele era o meu parceiro no retorno à Suzano. A carona solidária que dava ao amigo também era necessária porque não havia mais ônibus para voltar no nosso horário de saída.

Agora, vamos à ala feminina na imagem. No canto direito, aparece a Miliane Moraes, que começou no ramo quando o Mogi News iniciou seu projeto de se tornar jornal diário, em 1997. Cresceu com a empresa e hoje é uma das editoras do Diário do Alto Tietê. E a representante dos novos talentos na foto é a Ludmila Santos. Ela surgiu na profissão há poucos anos. Eu me lembro dela ainda no jornal A Semana.

Recordações a parte, agradeço muito ao Osny Garcez por lembrar das pessoas que sempre são responsáveis pela notícia mas dificilmente são estampadas nas páginas, pelo menos em jornal. Além do momento de descontração, a iniciativa se transformou numa homenagem àqueles que batalham pela boa informação. E estar nesse grupo é uma verdadeira honra porque todos com certeza deram suas contribuições no meu crescimento profissional.

Quanto à minha presença no lançamento, isso prova que aos poucos minha vida volta ao normal após o acidente. Tudo bem, ainda enfrento dificuldades físicas. Mas não foi nenhum sacrifício. Pelo contrário, afinal o livro está muito bem feito. Aos autores Simone Leone (coordenadora do projeto), Carla Fiamini, Douglas Pires e Gisleine Zarbietti, só tenho uma frase: Meus parabéns.

Nenhum comentário: