segunda-feira, 20 de abril de 2009

Beatles na faculdade - parte 4

Finalmente, terminei esse percurso em quatro partes. Desta vez, encerro o ciclo dos programas que fizemos nos tempos de faculdade de jornalismo em homenagem aos Beatles. Talvez, o meu pai tenha orgulho de mim, afinal ele é muito fã dessa banda inglesa. Eu gosto bastante de várias músicas do grupo. Foi um bom laboratório para praticar o ofício e atuar de forma bem firme na Rádio Metropolitana naquele ano.

Na verdade, o período em que apresentei o UMC em Notícias no sistema de som do campus 1 da Universidade de Mogi das Cruzes foi um complemento porque simultaneamente trabalhava como repórter de rádio. A experiência universitária me deu noção de como me portar no estúdio, pois até então minha vivência era na rua, atrás de reportagens e transmissões ao vivo dos acontecimentos.

Além disso, esse encerramento também aguçou minha memória. Até então, eu me esquecia de uma pessoa-chave nesse projeto de colocar o programa no ar. Seria uma verdadeira injustiça minha. Além dos alunos daquele terceiro ano do curso, que se revezavam nos microfones, participou ativamente desta iniciativa o operador de som Cláudio do Prado. Ele era o responsável pelo estúdio, antes situado no terceiro andar do prédio três daquele campus.

Tudo bem, os equipamentos eram muito precários e o espaço do estúdio deixava muito a desejar. Apesar desses percalços, o Cláudio nunca se recusou a nos colocar no ar. Pelo contrário. Ele até gostava daquela agitação, como a participação dos estudantes. Ele não tinha obrigação e podia recusar o nosso pedido porque aquilo tudo não estava na programação do curso de jornalismo. Ou seja, seria mais serviço.

Após a conclusão da faculdade, eu perdi o contato com o Cláudio. Soube que há muito tempo ele não trabalha mais na UMC. Eu obtive as últimas notícias dele pelo Orkut, mas hoje não está mais entre os meus amigos dessa minha página.

Assim, encerro agora a série de quatro programas sobre os Beatles, apresentados no final de junho de 1996. Ficarei muito feliz se você escutar apenas um trecho dele. Essa memória só foi possível graças aos cuidados do José de Almeida Jr de gravar e guardar nossas incursões na faculdade. Como homenagem aos participantes, o final será com uma ficha técnica com todos nesse projeto.



UMC em Notícias

Ano: primeiro semestre de 1996

Apresentadores titulares: Eric Fujita e Fernando Hessel

Apresentadores eventuais: Daniella Sinotti, José de Almeida Jr e Mária Cláudia Araújo

Trabalhos técnicos: Cláudio do Prado

Coordenação: professores Nivaldo Marangoni e Geraldo Rodrigues

Nenhum comentário: