segunda-feira, 13 de abril de 2009

Direto de Portugal

Recebi há pouco um e-mail na minha caixa de correio. Na verdade, era um aviso de comentário para ser postado nesse nobre blog. Ao ver a autoria das cordiais palavras, percebi que as mesmas vieram de longe. A origem foi do outro lado do Oceano Atlântico, diretamente das terras do nosso descobridor Pedro Álvares Cabral, como o próprio autor me disse. No entanto, elas não vieram de caravela, como aconteceu há 508 anos (quase 509 anos), quando esse personagem da nossa história desembarcou pela primeira vez no Brasil. Chegaram pela internet, dentro da sua missão de globalizar as nações. Como esse espaço fica cada vez mais internacional.

Por isso, decidi destacar essa inesperada iniciativa. Desta vez, o contato veio de Cláudio Carril, um ex-companheiro de classe. Estudamos juntos a terceira série do antigo segundo grau (hoje ensino médio), na Escola Estadual Justiniano, aqui em Suzano. Isso aconteceu há 16 anos, direto do túnel do tempo. Atualmente, ele vive em Portugal, onde se formou em medicina. Foi uma mistura de surpresa e, ao mesmo tempo, alegria.

Bom parceiro desse tempo de escola, o Cláudio também era um excelente aluno. Além das boas notas, ele também se destacava pelo bom gosto musical. Em muitas ocasiões, forneci antigas fitas cassetes para ele gravar as músicas dos grupos de rock que faziam sucesso naquela época. Nessa relação, estão o Pearl Jam, Alice in Chains, Metallica, entre outros.

Além disso, me lembrei de uma outra passagem. Meses após a conclusão do antigo segundo grau, ele foi o nosso motorista rumo à festa de formatura da escola, no início de 1994. Não participamos como formandos, mas fomos como convidados. Além dele, outro colega de classe, o João Victor, também foi ao grandioso evento, que aconteceu no salão de festas da Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), em São Paulo. Foi a última vez que tive um contato mais próximo com o Cláudio. Depois, cada um seguiu o seu caminho.

Como é bom encontrar os amigos desta forma, depois de tanto tempo! A internet é muito boa porque permite isso, quando a banda larga funciona legal. Aproveitei também para ver o blog dele na internet. Muito legal a última postagem sobre o documentário Sicko, de Michael Moore. Além disso, aproveitei para percorrer os outros textos. Bem variado, com diferentes temas, desde um simples comentário sobre um filme, até assuntos do cotidiano português. Vale a pena conferir.

Quem se interessar, aproveite para ver "O Mundo é um Catso". O endereço é o www.mundocatso.blogspot.com . E, mais uma vez, fica o meu muito obrigado ao Cláudio Carril. Vamos ver se a gente continua com esse contato.

Nenhum comentário: