Por falar em faculdade de jornalismo, cheguei à conclusão de que tenho boas histórias durante o tempo de estudo nesse curso. Antes, meu objetivo era frequentar as aulas somente para obter o diploma e, desta forma, ter o tão sonhado documento formal para poder trabalhar na área sem o fantasma da irregularidade me assombrar. Apesar dessa meta inicial, eu até tinha iniciativa na hora de desenvolver as atividades nesse ambiente de estudo.
Uma dessas atitudes era apresentar um programa diário de rádio na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) durante o intervalo. Como já atuava na Rádio Metropolitana da cidade, aproveitava para falar nos microfones do sistema de auto-falantes do campus 1. O estúdio existente era precário, mas achava desperdício o local ficar totalmente parado.
Desta forma, decidi agitar o ambiente usado para as aulas práticas e desenvolver um projeto, no entanto não valia nota com os professores. Por outro lado, foi uma maneira para o pessoal ter o primeiro contato com ações práticas na profissão.
O UMC em Notícias começou com os alunos que estudavam no terceiro ano da faculdade do período diurno, em 1996. Inicialmente, a iniciativa se iniciou com três estudantes da turma: eu, Fernando Hessel e Daniella Sinotti. Os três faziam um jornal de rádio, com as notícias da manhã, tiradas dos jornais do dia. Atualmente, nós continuamos na área. O Fernando é diretor-geral da Rede Bandeirantes em Tocantins e a Daniella é assessora de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Bahia.
Depois, outras pessoas do grupo aderiram à ideia e se revezavam nos microfones. Vieram Maria Cláudia Araújo e, é claro, o parceiro José de Almeida Jr, o arquivo ambulante. Afinal de contas, ele é o motivo de escrever novamente aqui sobre esses tempos de faculdade, por ter arrumado um monte de material dessa época.
Assim, o projeto deu tão certo que o programa resistiu durante todo o primeiro semestre. No final de junho, resolvemos fazer um especial com conteúdo musical. A proposta foi feita pelo Zé, que sempre se dedicou em conhecer melhor a música. Surgiu a ideia de fazer um programa sobre os Beatles.
A iniciativa não só empolgou como precisamos dividi-la em quatro programas, que duraram entre 21 e 26 minutos cada. No entanto, a nossa falta de experiência na ocasião nos levou a priorizar mais o conteúdo falado em vez das músicas da banda.Se fosse hoje, com certeza eu teria produzido de uma forma mais enxuta ou mais musical. Mas valeu a pena.
Infelizmente, não pudemos dar continuidade ao UMC em Notícias no segundo semestre. O motivo foi a prioridade do uso do estúdio para os alunos do quarto ano, que eram os formandos. O nosso êxito foi tanto. Eles aproveitaram praticamente todo o formato usado pelo nosso grupo.
A seguir, coloco aqui o primeiro programa do especial dos Beatles feito em 1996. Já alerto que está muito extenso. Mas você pode conferir ou escolher pelo menos um trecho desses bons tempos. Nos próximos dias, eu irei postar as outras três partes restantes dessa empreitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário