sexta-feira, 6 de março de 2009

Recomeçar é....

Ao abrir a página de um colega meu no Orkut, encontrei uma palavra que ele destacava com muita ênfase no seu perfil de apresentação. O significado dela tem tudo a ver com a minha atual fase. Depois de ter sofrido um grave acidente de trânsito, pisado no freio na estrada chamada vida para me recuperar e da decepção de receber um virar de costas num momento turbulento, nada como recomeçar.

Não foi possível ignorar o conteúdo dela. Afinal, ela pode ser empregada em muitas situações do nosso cotidiano. Por esse motivo, resolvi recomeçar o texto a partir de agora com as definições técnicas. Os dicionários apontam que trata-se de um verbo. No transitivo direto, é "começar de novo ou retomar, após uma interrupção". Mas também pode ser intransitivo, como "começar a ser, a produzir-se novamente".

No entanto, o significado vai muito mais além das meras regras apontadas nos dicionários. Para muitos, recomeçar neste momento é uma forma de levantar a cabeça e olhar adiante. Desta forma, virou uma maneira de esquecer as desilusões no coração, sejam elas por amor não correspondido, ou o fim de uma paixão devido ao desgaste do tempo, ou ainda pelo fracasso profissional ou pessoal. Garanto que várias pessoas se encaixam pelo menos numa dessas situações.

No meu caso, recomeçar é empregado em diferentes ocasiões. Numa delas, precisei aprender a andar de novo. Por causa de uma imobilização de 20 dias na minha perna esquerda, o jeito foi re-educar os meus passos. Afinal, a musculatura ficou muito atrofiada em razão desse procedimento. É quase igual a um bebê que arrisca seus primeiros movimentos em pé.

Mas aplicarei esse verbo logo quando receber a alta médica e da fisioterapia. Vou recomeçar a minha vida habitual, como o trabalho e os meus outros afazeres diários, pausada desde novembro. Planejo retomar o meu posto no jornal onde fazia as minhas reportagens. Também quero voltar a praticar esportes, como sempre fazia. Não será como antes desastre, mas logo chegarei a esse patamar, se depender de mim é claro.

Fora isso, quero recomeçar a minha vida pessoal, sozinho ou com alguém. Para isso, vou encarar o presente sem olhar para trás e assim passar uma borracha em quem não se importou comigo nessa recuperação. Fica muito fácil dar as costas num momento ruim. O difícil é segurar o rojão em meio a um problema. Essas horas servem justamente para apontar aqueles que realmente se preocupam ou amam os semelhantes.

Por outro lado, aprendi que devo recomeçar na questão de valorizar mais as pessoas. Retomarei isso junto aos companheiros que estiveram ao meu lado, desde o simples gesto de fazer um telefonema até aqueles considerados os grandes responsáveis pelo sacrifício de garantir o meu acesso à reabilitação. Nesse começar de novo, preciso criticar menos e levar mais em conta as qualidades dos semelhantes. Conto com o apoio de alguém que está lá em cima, de olho em todos nós.

Apesar dos exemplos citados, esse recomeçar também está embutido nas mais simples ações do nosso dia-a-dia. Quantas vezes eu precisei retomar esse texto até ficar nesse formato? Nem eu sei. Ou quem nunca voltou a lavar a louça para atender a um telefonema? Parece fácil, mas aplicar o significado dessa palavra nem sempre é fácil. Em certas horas, dói sim no coração. No entanto, basta ter força de vontade porque o conteúdo dela pode se transformar em superação.

Nenhum comentário: