terça-feira, 3 de março de 2009

Os elogios à Rafaela

É inevitável deixar para trás o grande sucesso desta pequena dama. Quem lê neste momento, já deve imaginar de quem eu falo. Decidi fazer uma espécie de colunismo social, sem ao menos ter trabalhado nesse ramo dentro do jornalismo. Antes tarde do que nunca iniciar na área por um motivo justo. Agradecer os elogios recebidos pela internet a mais nova componente da família: a ilustríssima Rafaela.

Com o afastamento devido ao acidente, o jeito é bajular a sobrinha. Só tenho medo de me tornar o tio chato no lugar do tio coruja. Desta forma, nada como reproduzir os comentários que chegaram pelo blog ou na minha página do Orkut. Nos dois lugares, há fotos da Rafaela.

Esses elogios vieram de muitas partes do estado, do país e do mundo. Como a internet transforma qualquer pessoa num cidadão do mundo. Graças à rede mundial de computadores, a Rafaela já está nessa situação, com apenas três semanas de vida.

Como manda o figurino, os cortejos vêm dos parentes mais próximos, presentes no nosso dia-a-dia. Assim, postou a minha prima Tathiana, junto com uma das primeiras imagens feitas pelo marido dela, o Edinho: "Parabéns titio, a Rafaela chegou!!!"

As outras primas também não pouparam elogios à personagem do momento. Quando viu as primeiras fotos, a Rosana me denominou de uma forma que utilizo até agora quando o assunto é a Rafaela: "Tio corujaaaaaa!!!! Não quero nem saber, vai ter que dividir. Sou tia prima. Seja muito bem vinda, Rafaela. Estou muito feliz com a sua chegada. Beijos."

A irmã da Rosana e minha outra prima Alexandra também ovacionou o nascimento da famosa sobrinha: "A Rafaela é linda!!!!!!!!!!!!Parabéns tio babão!!!!!!!!!!"

A filha da Rosana, a Bruna (minha prima de segundo grau) aproveitou para fazer as suas deixas no meu blog: "Meu Deus, o tio deve estar babando (rs). Ela é linda!" Além disso, aproveitou para fazer uma promessa quando a sobrinha crescer: "Bem vinda, Rafa... pode deixar que eu me encarrego de levar vc pra balada! (rs) Não vejo a hora de conhecer a fofa!"

Os elogios não ficam restritos somente aos familiares. Grandes amigos e amigas também passaram pela internet e deixaram seus recados. Esse foi o caso da Tatiana Assub. Uma amizade que sobrevive ao tempo desde o final de adolescência, há mais de 14 anos, direto do túnel do tempo: "Q linda!!!! Parabéns!!!!"

Aproveito agora para fazer uma transição dos grandes amigos para os companheiros de profissão. Essa declaração veio lá de São José dos Campos. A amiga e mãe da Larissa, Eliane Mendonça, simplesmente se encantou com a ilustre sobrinha. "Ela é lindaaaaaaa!!!! Parabéns a toda a família Fujita! Beijo." Conheci a Eliane na minha passagem na imprensa do Vale do Paraíba, quando a gente fazia a cobertura dos mesmos eventos naquela cidade. Aos poucos, ela se tornou uma das grandes amigas dentro da profissão.

E aqui não vão faltar os colegas jornalistas. O ex-estagiário da editoria de economia do Diário de São Paulo e assessor de imprensa da Ouvidoria do município de São Paulo, Thiago Calil, tomou um certo susto ao ver as fotos: "Fala Eric, tudo certo? Por um momento achei que você tinha virado pai... hahaha."

A mesma coisa aconteceu com a fotógrafa Luciana Moura. Trabalhamos juntos na minha passagem pelo jornal Mogi News, onde fui um dos editores: "Oi amigo, pensei que vc tinha virado papai, mas vi que é sua sobrinha... Parabéns ela é linda..."

Além dos elogios, não faltaram votos de boas vindas e de proteção à grandiosa sobrinha. A assessora de imprensa do Serviço Funerário do Município de São Paulo, Katy Fabruzzi, fez isso: "Que Deus sempre abençoe essa garotinha linda! Parabéns."

Do interior de São Paulo, veio um dos comentários que me deixou surpreso pela sinceridade de quem fez. Esse veio da cidade de Taiaçu, que fica na região de Ribeirão Preto. "Esta criança é uma das mais lindas que já vi. Parabéns!", disse Wellington Rogério. Ele trabalha junto com o mesmo deputado que fui assessor de imprensa na Assembleia Legislativa.

A notícia sobre a chegada da Rafaela não ficou só por aqui e ultrapassou os limites do estado. De Lages, em Santa Catarina, a Luciana - esposa do meu primo Luciano - quis saber mais detalhes além do simples nascimento: "Oi, parabéns pela sobrinha, é muito linda. Que dia nasceu? Manda os parabéns pro Jô e pra esposa..."

Mas o maior número de comentários veio do Rio Grande do Sul. Atualmente moradora da cidade de Venâncio Aires, a tia Cleise mandou o primeiro deles ao ver as primeiras imagens da bebê: "Parabéns, titio Eric! É muito linda! Abraços a todos, papai, mamãe e aos avé Fujita. Beijos." Não contente, enviou outra frase: "Muito linda a tua sobrinha, viu japonês! Manda beijos pro papai Jô."

Os demais foram publicados com a colocação das fotos mais recentes da sobrinha. Ao se referir sobre a ausência dos avós nos cliques, perguntou: "Cadê a vó Lea? Parabéns pra ela e pro vô Ciro. É muito bom ser avós." Sobre a foto da Rafaela no colo da vó Tereza: Que lindas! Manda um beijão pra vó Tereza. Quer dizer, bisavó Tereza."

A filha da tia Cleise, a Raquel, aproveitou a oportunidade lá de Venâncio Aires. Ela também foi uma das agraciadas com a tradicional cegonha, que trouxe a Maria Clara: "Que linda!!!!! Parabéns para a família! Manda um abração para o Jô!"

A repercussão das fotos da Rafaela chegou a outros continentes e cruzou os oceanos. Dos Estados Unidos, a Simone exaltou adjetivos à nova componente da família: "Eric, como vc está??? Espero que tenha se recuperado bem... Passei pra deixar um oi e dizer que sua sobrinha e a coisa mais linda!!! Tudo de bom pra vcs."

Lamentavelmente, a grande indefinição na minha cabeça é saber se a Simone ainda é minha cunhada ou não. Essa incógnita, porém, não é culpa minha e muito menos dela, mas devido à insegurança de alguém. Independentemente disso, fui padrinho dela e do marido David no casamento, no final de 2007.

Da terra dos nossos ancestrais, a minha prima Cláudia fez suas declarações na minha página do Orkut. E, ao mesmo tempo, mandou recados para o resto da família porque está no Japão: "Oi primo, parabéns pela linda sobrinha, eu particularmente acho que ela é a cara da tia Clau, kkk. Manda um beijão pro Jô e diz que estou super ansiosa para conhecer a Rafaela, que por sinal tem um nome lindo também. E pro avô fresco um beijaço, diga que o amo muito."

Ufa, ficou muito extensa essa tentativa de colunismo social em favor da Rafaela. Por outro lado, achei necessário contar um pouco da história desses mensageiros para cada um conhecer os demais. Quem tiver paciência de ler tudo isso, será uma honra. E deixo o meu muito obrigado pelo carinho, afinal a chegada de um bebê movimenta multidões. E não perca as imagens da sobrinha no espaço criado especialmente para ela.

Nenhum comentário: