terça-feira, 29 de junho de 2010

A importância da palavra "tio"

Durante muito tempo, eu fui chamado desta forma por várias crianças. Afinal, sempre gostei delas e tive paciência para lidar com esse público desde quando ainda era muito novo. Para qualquer menino ou menina, quem dá aquela atenção sempre ganha a referência de tio. No meu caso, não fazia a menor diferença, pois antes só me importava ganhar a confiança delas. Se isso acontece, pode ter certeza que é algo bem sincero. Mas agora eu conheço de fato o significado dessa palavra.
                                         
Definitivamente, ser tio também tem suas responsabilidades e as recompensas. Mas dá um cansaço físico, ainda mais quando a sobrinha é o furacão Rafaela. Com seu um ano e quatro meses, ela corre para todos os lados, puxa pela mão para brincar e ganhar atenção, além daquela disposição de aprontar.Como a convivência é próxima, o jeito é ajudar a cuidar dela. Um belo exercício de aprendizado quando se trata de uma aula de vivência infantil.

Nessa tentativa de ser breve, eu digo. Apesar do desgaste físico, considero muito gratificante participar desta fase, mesmo como um mero coadjuvante. O fato dela sempre ficar feliz com a minha presença nas brincadeiras, ou na vontade de ficar próxima a mim ou ainda quando ela me chama de "titi" apaga todos os sintomas de cansaço.

De fato, aprendi como o significado da palavra "tio" é tão importante quando a pessoa nessa situação faz tudo de coração. Sinto-me assim porque eu ajo desta forma. E não tenho vergonha de admitir o quanto essa sobrinha me fez sentir melhor e importante.

Nenhum comentário: