domingo, 1 de novembro de 2009

Meu segundo aniversário

Primeiro de novembro. Antes, esse dia era somente mais um no calendário. Não tinha sequer a menor importância por se tratar de uma data comum. No entanto, isso mudou completamente porque foi nessa data que eu sofri o grave acidente de trânsito, há exatamente um ano. Esse desastre não apenas me provocou muitas dores como também mudou completamente a minha vida. Passado todo esse período, cheguei a uma conclusão. Apesar do sofrimento em todos os âmbitos, a data virou o meu segundo aniversário.

Por causa desse pensamento, jamais devo me lembrar como um fato triste ou somente trágico. Com certeza, foi algo ruim na minha vida naquele momento. Mas hoje, eu só tenho motivos para comemorar. Mesmo com um deslocamento de fêmur, uma fratura na bacia esquerda, ter voltado pra Suzano de ambulância e passado por um longo período de recuperação, todas as situações relatadas foram necessárias para perceber uma coisa. Simplesmente, eu nasci de novo.

Afinal, quem tem essa grande oportunidade de ver a morte bem de perto e voltar novamente para a vida, ainda mais em meio a um acidente de trânsito? A maioria das vítimas deixa esse mundo. Outros até retornam para esse lado dos pobres mortais, mas com sérias sequelas neurológicas ou físicas. No meu caso, retornei e estou fisicamente igual ao que era antes, sem qualquer problema.

Agora, eu pergunto novamente. Por que eu não devo festejar se ganhei esse importante presente? Trata-se da segunda vida. Quem já teve essa chance com os mesmos parâmetros oferecidos a mim? Muitos dizem se tratar de sorte. Outros pensam na possibilidade de meu anjo da guarda sempre estar de plantão. Nesse ponto, não cheguei a uma conclusão. Prefiro pensar na hipótese de que Deus me ama muito e tem muita consideração pela minha pessoa.

Talvez, essa premiação tenha sido dada por sempre ser alguém honrado, honesto, leal, e um homem com caráter tanto comigo mesmo, quanto com as pessoas que me rodeiam. Tenho os meus defeitos sem sombra de dúvidas, mas as virtudes conseguem sobrepor as minhas falhas. Todos os dias, eu agradeço ao Senhor lá de cima por me presentear com a segunda chance.

Da minha parte, procurei honrar ao máximo essa oportunidade. Iniciei um recomeço em tudo para reaprender a andar, a ter paciência e serenidade, a ser mais tolerante, menos irritado e sobretudo alguém muito melhor. Tento isso diariamente. Todos esses fatores me fizeram sofrer profundas mudanças no meu coração. Eu gostei muito.

Por outro lado, o acidente foi suficiente para deixar evidente quem realmente me amava e queria o meu bem. Além disso, expôs aquelas pessoas que só tinham interesses ou se aproveitavam do oportunismo quando ainda estava bem. Na verdade, o desastre serviu como um divisor de águas nesse quesito. Confesso que eu sofri muito e ainda tenho marcas ruins no meu peito. Pode até demorar, mas isso vai passar. Até rimou.

Como consequência desse presente e da minha tentativa de ser alguém melhor, eu até trouxe de volta os amigos que antes estavam distantes do meu convívio. Além disso, ganhei outras amizades, talvez porque perceberam como eu sou. Enfim, eu preciso comemorar muito esse meu segundo aniversário porque nem todos puderam desfrutar de uma nova chance de recomeçar, como eu tive.

Um comentário:

Catsone disse...

Eric, se encaras assim dessa forma esta nova oportunidade, só tenho uma coisa a dizer-te: Parabéns!!! ;)