sexta-feira, 6 de novembro de 2009

As qualidades de ter gênio forte

Numa conversa bem franca e aberta, veio um assunto corriqueiro do dia-a-dia. Pode parecer um tanto fútil, mas no meio de um acalorado diálogo veio um comentário sobre as pessoas com gênio forte. Aí, a discussão sobre isso começou a ter desdobramentos de opiniões. Para muitos, alguém assim costuma assustar os demais porque são sinceras demais. A maioria dos nossos semelhantes não gosta de ouvir todo o conteúdo da verdade.

Já outras pessoas acham que alguém genioso chama muita atenção porque se expõe demais por falar aquilo em sua mente. Ou seja, defende a própria tese. Na verdade, eu tenho uma opinião bem formada referente a esse caso. Para mim, um ser humano com essas características têm personalidade e caráter. Todos esses fatores são essenciais.

Para justificar a minha tese, eu apresentei alguns argumentos. São exatamente os mesmos elencados nessa mesma conversa. Então, por que alguém genioso tem suas qualidades? A seguir, as minhas respostas:

- porque tem opiniões próprias;

- porque costuma ter a iniciativa;

- porque não espera nada cair do céu;

- porque defende as opiniões com unhas e dentes;

- porque defende os amigos como se eles fossem partes do seu corpo;

- porque compra facilmente uma briga quando a situação é injusta;

- porque fala o que está na cabeça sem se preocupar com as consequências;

- porque não se intimida com situações adversas;

- porque não leva desaforo para casa quando insultado;

- porque batalha para reverter uma situação desfavorável;

- porque não volta atrás quando está certo de uma determinada opinião;

- e porque sempre está disposto a questionar.

São por esses e outros argumentos que eu admiro alguém com o gênio forte. Apesar de mostrar tamanha força, também detalha o coração puro e sem maldade. Então, como não respeitar e exaltar pessoas assim?

8 comentários:

Carla Dias disse...

Fiquei surpresa de ver esse texto. rsrsrs

Adorei como sempre.

Concordo plenamente com você. Pessoas de gênio forte são pessoas de personalidade.

Será que é por isso que nos demos bem logo de cara?!

Fica com Deus meu querido!

Liz Motta disse...

Oi,
Primeiro, gostei do seu texto e da ideia. Eu sou uma pessoa de genio forte e possuo exatamente os traços de personalidade que vc destacou. No entanto são poucas pessoas que admiram, admitem e querem alguem de genio forte por perto. Ainda mais nos dias de hoje que as pessoas simplesmente rejeitam a verdade e a justiça. Vou te falar q é foda, na real, já perdi muito por conta do meu genio forte, e por uma série de motivos, tive que doma-lo. E de tantas rédeas que pús me tornei um joguete nas mãos das pessoas. Agora tento alcançar um equilibrio, mas não é fácil.
Mas fico feliz que tem alguem que admira esse traço.

Continue escrevendo!
abraço

Thiago disse...

Nossa, agora eu te pergunto, como uma pessoa assim pode mudar? eu sou exatamente como falou e me dou muito mal as vezes, gosto de ser assim e quero utilizar esse lado bom em alguma coisa, o que sugere?
Abraços

Unknown disse...

vou te confessar uma coisa nunca acreditei quando as pessoa me dizian q eu tinha o genio forte mas lendo sua conclusao acabei me convencendo pois sua exatamente assim

Débora Zurc disse...

Concordo em gênero, número e grau...
Tenho gênio forte, sou sincera demais, e às vezes peso um pouco a mão no radicalismo. O que me ajuda é a veia diplomata que eu tenho, rsrsrs
Parafraseando Vinícius, "se todos fossem iguais a você... que maravilha seria viver!"

Débora Zurc disse...

Concordo em gênero, número e grau. Tenho o gênio forte e às vezes tenho que me segurar um pouco pra não pesar a mão na sinceridade - até virar sarcasmo. Outra característica de pessoas com gênio forte é essa falta de paciência, rsrs
Ainda assim, parafraseando Vinícius, "se todos fossem iguais a você, que maravilha viver!"

Unknown disse...

Estou tentando mas não consigo o mundo não nos aceita pq somos francos. E o mundo e cheio de mentiras e ipocresias. Pessoas me dizendo q serei sozinha mas penso q acompanhada de pessoas hipócritas e parasitas estaria bem pior. Não sou dona da verdade mas o q e certo temos q retratar. Adorei o texto mas infelizmente uma minoria ira concordar com vc. Pessoas com genio forte são consideradas ignorantes

Por mim e Por você !!! disse...

Sou exatamente assim , me vi completamente neste texto, mas não é fácil ser assim ,sofro muito por defender as pessoas as minhas teses e certezas ,não aceitar injustiças e muitas vezes sou vista como arrogante, dona da razão sou impaciente detesto pessoas acomodadas,na verdade queria ser mais flexível,vingir que não vejo algumas coisas que julgo erradas ou desonestas.Cono fazer como ser mais tranquila mais leve.