segunda-feira, 21 de setembro de 2009

De professora a xerife da Vigilância

Por influência da repórter do Mogi News, Jamile Santana, com quem costumo conversar via Twitter, fui conferir a entrevista de domingo feita por ela para a edição do último fim de semana. Ao ler o texto, a personagem chamou bastante a minha atenção não apenas pela auteridade e boa reputação na hora de comandar a Vigilância Sanitária estadual no Alto Tietê. Na verdade, o rigor da xerife da Lei Antifumo nessa região, Lana Cristina Spaolonzi Daibs, vem de muito antes dela ter assumido a direção do órgão, há mais de treze anos. Farei uma confissão. Conheci essa autoridade toda nos tempos em que ela era professora de História.

Isso mesmo, pode acreditar. Eu fui aluno da então professora Lana na quinta e na sexta série do antigo primeiro grau (atual ensino fundamental) na escola Justiniano, em Suzano. Os anos eram, respectivamente, 1987 e 1988. Daqueles tempos, me recordo da postura muito séria e rígida para manter os alunos comportados. Era uma das únicas docentes que conseguia isso em meio a uma sala de aula da rede estadual de ensino com mais de 40 alunos.

A tamanha seriedade deixava os estudantes com bastante medo. Muitos sequer jamais arriscavam a desviar a atenção. Porém, a então professora Lana não era tão inacessível como parecia. Ao passar essa postura séria, os alunos pensavam "nossa, ela não é de brincadeira". Por outro lado, conversava com os alunos mais audaciosos quando o assunto era, logicamente, a História do Brasil.

Já na sexta série, estabeleci um contato maior com a docente. Em uma dessas passagens, eu disse que havia esquecido os livros da aula, então me retiraria da classe. O motivo dessa conduta foi o fato dela ter alertado que o estudante não acompanharia a aula se deixasse os livros em casa. A reação dela foi de surpresa e, desta forma, respondeu: "você é um cara de pau mesmo, hein Eric. Tudo bem, pode ficar". Talvez, a professora tenha se rendido à mesma sinceridade inserida na sua personalidade, estampada por mim durante a aula.

O tempo passou e dez anos mais tarde eu encontrei novamente a ex-professora já no cargo de diretora da Vigilância Sanitária. Nesse período, já dava os primeiros passos no jornalismo da região, sempre conciliados com a faculdade. Ao final de uma entrevista, revelei à autoridade que havia sido seu aluno na escola. O espanto tomou conta dela. Essa ação teve o objetivo de quebrar um pouco o gelo, pois ela estava muito desconfiada com o conteúdo que sairia no dia seguinte. Pois bem, a minha meta foi alcançada já que ficou mais descontraída.

Em outras entrevistas, Lana sempre perguntava o que iria publicar e pedia sempre para tomar cuidado. Imediatamente, rebatia: "se a senhora reclamar de mim aos meus chefes, vou contar para todos que a senhora foi minha professora". Assim, os risos eram inevitáveis.

Desta forma, contei essa história apenas para mostrar como a autora da entrevista conseguiu refletir com exatidão a personalidade dessa diretora que sempre se destacou pela seriedade e austeridade na conduta dela à frente da Vigilância Sanitária. Parabéns pela reportagem. Além de falar de um assunto tão atual, como a Lei Antifumo, me fez retornar um pouco aos meus tempos de escola.

Vale a pena conferir. Quem quiser ler a entrevista, é só acessar http://www.moginews.com.br/materia.aspx?id=42943.

3 comentários:

Ludmila disse...

Oi, Eric. Trabalho com a Jamile e sei o quanto essa moça é esforçada. Acho muito legal a força que você dá pra ela por meio do Twitter. Essa troca de experiência é muito importante. Valeu!! Beijokas...

Eric Fujita disse...

É uma forma de jamais esquecer de onde vim. Se hoje a Jamile me respeita como profissional ou estou aqui na grande imprensa é porque passei por essa mesma base, chamada Alto Tietê. Pode ser à distância, ou pelo Twitter, mas as pessoas aí sempre podem esperar meu apoio porque isso está embutido em mim. Afinal, estamos todos no mesmo barco. Beijos e se cuida

Anônimo disse...

Dear,mas o que é isso??

Dois posts quase seguidos relembrando professores do Justi?? hahaha, ADOREI!!!

Tive aula com a a Lana também, mas como sou cabeça de vento, não nme recordo se nós estudavamos juntos na mesma sala. Acho que sim.

Kazuko,nossa, como as aulas delas eram bacanas. Você acredita que usei os meus cadernos de Português na faculdade?? Anos depois, foi professora de inglês da filha dela.

Beijos e saudades da Van