quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Na Capital do Poder - Epílogo

Entenda Brasília

Eu sempre tive a vontade de utilizar essa palavra em algum texto ou coisa parecida. Quando criança, costumava ver escrito "epílogo" nos filmes de faroeste que meu pai assistia na antiga TV Record, antes dela ser dos bispos da Igreja Universal. A palavra era estampada na parte final da transmissão do título, já que a emissora sempre faz essa divisão para passar os comerciais.

Naquela época, eu perguntei para minha mãe o significado da palavra. Prontamente, ela respondeu que tratava-se da parte final do filme. No entanto, a mesma pode ser empregada em outras oportunidades. Assim, farei isso a partir de agora.

Para utilizá-la em grande estilo, esse epílogo sobre a Capital do Poder não será de histórias ou detalhes da minha visita. Decidi fazer uma espécie de glossário sobre Brasília como forma de mostrar e entender melhor essa cidade, tão única e diferente. Lá, são usados termos, denominações e divisão por endereços completamente diferentes dos demais municípios, inclusive São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, entre outros.

Quem for à capital do país, poderá contar com informações mais específicas do que a gente sempre ouve no noticiário, lê nos textos dos jornais ou coisa parecida. Mas muitos sequer sabem o significado delas. Então, vamos lá.

Planejada por Lúcio Costa, Brasília foi desenvolvida de uma forma que cidade tem formato de um avião. É só conferir no mapa abaixo. Quem quiser vê-la com mais propriedade, basta clicar em cima da figura:



Como pôde-se ver, Brasília é basicamente cortada em duas grandes avenidas que se cruzam e abrangem toda essa região do mapa. Será o nosso ponto de partida.

Eixo Monumental: a grande avenida tem o sentido leste-oeste e divide a Capital do Poder em duas regiões: a Asa Norte (à direita) e a Asa Sul (à esquerda). Além disso, a grande via também leva as pessoas à Esplanada dos Ministérios e termina bem onde ficam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Palácio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Eixo Rodoviário: essa outra via vai do sentido norte-sul e liga a Asa Sul à Asa Norte ou vice-versa. Na prática, quem observa a ilustração, percebe que as duas asas de Brasília foram formadas em torno dessa grande via.

Além disso, existem outras denominações sempre mencionadas, mas difíceis de entender para as pessoas de fora de Brasília.

Plano Piloto: é toda a região abrangida pelo projeto inicial projetado por Lúcio Costa. Trata-se de toda a área onde fica Brasília e o Parque Nacional de Brasília. Tudo dentro de Brasília está no Plano Piloto.

Asas: são áreas compostas basicamente pelas super quadras residenciais, quadras comerciais e entre quadras de lazer e diversão. Elas foram formadas em volta do Eixo Rodoviário e dão a Brasília o tal formato de avião.

Setores: determinados ramos foram colocados de forma amplamente planejados em concentrações dentro de Brasília chamados de setores. Por exemplo, as residências ficam num só local. O mesmo acontece com o comércio e os hotéis. Desta forma, os endereços são baseados nesses setores e não convencionalmente pelos tradicionais logradouros utilizados nos demais municípios. Essa organização sempre leva em consideração a região norte e sul.

Exemplos de alguns setores:

CLN: Comércio Local Norte
CLS: Comércio Local Sul
SAN: Setor de Autarquias Norte
SAS: Setor de Autarquias Sul
SBN: Setor Bancário Norte
SBS: Setor Bancário Sul
SHN: Setor Hoteleiro Norte
SHS: Setor Hoteleiro Sul

Cidade satélite: são regiões organizadas administrativamente dentro do Distrito Federal. É basicamente tudo que está fora do Plano Piloto. Na prática, tratam-se de concentrações existentes no subúrbio de Brasília.

Exemplos: Ceilândia, Gama, Paranoá e Guará.

Essas informações foram coletadas durante minha permanência em Brasília por meio da mais pura técnica praticada dentro do jornalismo. Consegui apurar tudo isso nas conversas com funcionários do hotel onde fiquei e também junto ao motorista da van que nos transportava. Só espero ter dado a minha pequena contribuição para ajudar quem for à Capital do Poder. E fico na expectativa de uma próxima oportunidade.

Nenhum comentário: