quinta-feira, 25 de junho de 2009

No preparo do quentão

Nossa, estava para escrever aqui mas infelizmente a correria do dia-a-dia me afasta cada vez mais deste blog. Fico com dor no coração, mas tudo bem. O jeito é tocar como pode. Sem reclamações ou choramingos. Dentro desta retomada, vou contar (digo, escrever) sobre o último final de semana de folga. Afinal, o próximo será de plantão no jornal.

Fui a São Paulo num encontro de amigos e amigas jornalistas, organizado lá no apartamento da Isis. (aquela mesma do texto "A Poderosa Isis"). O tema da ocasião era a festa junina, com comidinhas típicas e, com muita certeza, bastante bebida. Na verdade, trata-se de um pretexto para reunir o povo para encher a cara. Todos nós merecemos espairecer, não é mesmo?

Nesta oportunidade, fiquei a cargo de assumir os comandos do fogão da Isis com o objetivo de preparar o quentão da festa. Eu havia prometido um dia antes cumprir essa missão. Detalhe: eu nunca tinha feito essa bebida típica de festa junina, acreditem. Com toda a cara de pau do mundo e a mesma cascata de sempre, recorri à internet em busca de uma receita. Escolhi uma muito boa.

Desta forma, as mulheres presentes no encontro viraram cobaias dessa minha primeira vez, com direito a registro fotográfico e tudo mais:



Não contente com a situação, a Isis me pediu para que eu vestisse um traje especial destinado ao grandioso momento. Como sempre, atendi aos seus apelos. Só não entendi porque a Jussara deu tanta risada:



Conforme prometido, cumpri mais essa missão. Como cobaias desse experimento, se candidataram as colegas de redação no Diário de São Paulo. Pela ordem, estão Jussara Soares, Rubia Evangelinellis, a dona da casa Isis Brum, Glenda Pereira e abaixo, Soraia Gama. Que grupo legal...


O cheiro estava bom, mas acho que carreguei um pouco no açúcar. Tudo bem, da próxima vez eu coloco menos para não ficar tão doce. Até deu para o gasto nessa primeira vez.

Para os curiosos, eu vou passar a receita que eu usei e consegui na internet.Quem quiser aproveitar o dia de São Pedro, no próximo dia 29, talvez seja uma boa pedida. Segue agora a receita.

Ingredientes:

- 600 ml de cachaça;

- 600 ml de água;

- meio quilo de açúcar;

- casca de duas laranjas;

- casca de um limão;

- 50 gramas de gengibre em pedacinhos;

- cravo da índia a gosto;

- canela de pau a gosto;

- 1 maçã cortada em pedacinhos.

Modo de preparo:

- colocar em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, o limão, o gengibre, o cravo e a canela;

- colocar a água e a cachaça quando o açúcar derreter. Deixe cozinhar entre 20 e 25 minutos em fogo médio;

- filtre e depois coloque a maçã picadinha;

- manter no fogo após o preparo.

Tempo de preparo: cerca de 40 minutos.

Rendimento: oito porções.

Nenhum comentário: