terça-feira, 5 de abril de 2011

A saudade, segundo um poeta

Como é possível perceber, continuo com o mesmo tema nessa retomada ao meu mundo. Eu tenho culpa se essa sensação não saida minha mente? Quando a saudade se instala no peito, realmente é difícil ela sair ou pelo menos diminuir sua intensidade.

Então, o jeito é manter a linha no assunto. Mas desta vez, preferi ser bem menos criativo (se eu realmente consigo isso). Resolvi buscar algo, uma música ou um texto que reproduza muito bem o assunto. De fato, a internet é um grande banco de dados.

Consegui achar após uma vasta procura. Escolhi a poesia escrita pelo poeta chileno Pablo Neruda. Afinal, todo o conteúdo existente nesses versos refletem com exatidão aquilo plantado em mim. Quem gosta de uma boa poesia, é só conferir:

"Saudade

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido."

Nenhum comentário: