terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O aniversário da exclusão

Era para ser uma data para comemorar. Como todos sabem, contava ansiosamente esse dia. Mas infelizmente as festividades antes anunciadas se transformaram numa tremenda decepção. Mágoa, irritação ou mesmo falta de consideração? Na verdade, trata-se de uma mistura de tudo isso. Por esse motivo, apenas carrego tristeza em vez de alegria. Afinal, fui totalmente excluído de participar do aniversário de um ano da minha sobrinha, a Rafaela.

Infelizmente, ninguém moveu uma palha para eu poder estar presente nessa festa. Talvez a minha pessoa não seja tão relevante para ficar junto desse evento familiar. Afinal de contas, só sirvo mesmo ou sou procurado quando a questão é financeira. Quem vê parece que estou bem de grana. No entanto, me encontro muito longe disso.

Parece pedir demais, mas só gostaria de que essa pequena reunião de parentes fosse no próximo final de semana, quando estaria de folga. Aí sim também poderia participar. Infelizmente, precisei trabalhar nesse Carnaval, inclusive hoje, no dia em que ela completou um ano de vida.

Se para os demais, essa situação não é relevante, para mim era questão de honra estar nessa festa. Simplesmente fui ignorado. Ainda bem que ela ainda não entende o meu tamanho rancor de ser deixado para trás. Se os demais batalham em mostrar quem dá mais atenção à bebê, eu apenas gostaria de presenciar essa data. É pedir muito? Se fosse o caso, até imploraria.

Ainda bem que a pequena sobrinha ainda não entende a minha enorme insatisfação. Mas os outros entendem e entenderão muito bem o recado. É para compreender mesmo. Garanto que a Rafaela pediria para adiar a comemoração até o próximo final de semana se já soubesse um pouco mais sobre o mundo e de fato como esse tio a ama.

Por outro lado, criança percebe quando ganha muito o amor de um adulto, como é o meu caso. É a coisa mais importante para mim agora. Para o resto, darei apenas o meu silêncio e nada mais, como já faço desde o início desse dia de decepção.

Coloco tudo isso em forma de desabafo sim, doa a quem doer. Para mim, não importa se isso magoar ou causar desconforto. Com certeza, não será mais que a dor na qual eu sinto por ter sido excluído dessa comemoração. Quem passa por aqui sabe como aguardava ansiosamente pela data.

Bem, como decepção não mata mas ensina a viver, então fica mais uma para eu superar. Mas a mágoa ficará por um bom tempo. Não importa os argumentos a serem apresentados. Por esse motivo, me recuso a publicar as fotos feitas por outras pessoas do aniversário dela.

Se não participei, não quero nem registrar nada. As imagens efetuadas por terceiros apenas me trariam mais mágoa ainda. Então, prefiro dar um freio até onde conseguir. E fica o meu registro para a sobrinha até os próximos anos. Rafaela, só não estive presente porque me excluíram, tá?

3 comentários:

Unknown disse...

Fiquei realmente triste ao ler hoje seu texto, ao saber como você se sentiu. Eu sei o quanto você adora a Rafa, entendo que tenho ficado magoado. Sinto muito, não sabia que você teria que trabalhar, só soube no dia. Tirei as fotos dela com todo o carinho, não fique chateado ao vê-las, foi de coração. E você faz falta sim nas comemorações em família e com certeza fez falta para a Rafaela, pois está nos olhinhos dela ao te ver o quanto ela te adora. Beijos e eu sinto muito, entendo, de verdade.

Eric Fujita disse...

Não vou chorar o leite derramado. Às vezes, o silêncio é a melhor resposta para alguns, como ainda faço e farei por um bom tempo. Quanto às fotos, eu me recuso a publicar por aqui não pela autoria, mas somente pelo fato de ter sido excluído. Caso contrário, colocaria sem menores problemas.

Unknown disse...

Eric, li seu comentário sobre o aniver da Rafaela e entendo o seu sentimento. Mas não deixe que ela sinta essa mágoa, o importante é o que vc sente por ela e isso vc demonstra em tudo o que puplica e faz. O amor é o melhor remédio em todos os momentos. Ela merece e precisa do seu amor. No aniver da Maria Clara os tios, Marcos, que a ama muito tb não pode estar por motivos de trabalho, nem o Gabriel, por estar viajando. Sei que são situações diferentes, mas vocês terão muitos momentos juntos. Um grande beijo, titio coruja. Cleise