sábado, 17 de abril de 2010

Uma ilustre ausência

Cada comemoração de aniversário sempre é diferente da outra. Já festejei a data em encontros simples com amigos, reunião de família e até mesmo no motel ao lado de uma ex-namorada. Já no ano passado, foi a primeira vez que contei com a presença da Rafaela, a minha sobrinha, quando ela ainda tinha quase dois meses. Como não podia deixar de ser, a lembrança dos meus 34 anos teve um novo elemento. Não citarei quem se lembrou do dia em que nasci ou compareceu a uma festa organizada por jornalistas da redação onde trabalho. Nesta oportunidade, ressaltaremos uma ilustre ausência nesse evento.

Agora todos devem perguntar por que eu resolvi destacar uma pessoa que não compareceu? A questão tem uma nobre justificativa. Esse convidado é, nada mais nada menos, uma personalidade bastante conhecida entre a população. Calma, muita tranquilidade. Não contarei agora a identidade dessa pessoa para manter a atenção de quem lê agora o texto.

Então, vamos aos fatos. Eu e o amigo e colega de redação Juca Guimarães decidimos organizar uma festa com as presenças de jornalistas de onde trabalhamos e de outras empresas. O motivo era para fazer uma apresentação musical, pois o Juca é um exímio músico na companhia do seu inseparável trompete. Então, o jeito foi convidar os jornalistas de vários locais, entre jornais, emissoras de TV e assessorias de imprensa.

É a pura verdade, mas só me dei conta de que a data escolhida para o grandioso evento era um dia depois do meu aniversário uma semana antes da festa. Desta forma, unimos o útil ao agradável. Fazer esse show entre amigos e, em segundo plano, comemorar as minhas 34 primaveras. Deu certo.

Para isso, Juca chamou outros músicos. Por outro lado, coube a mim divulgar e convidar os jornalistas para ir à lendária Gruta. O espaço é um bar situado no subsolo de um prédio comercial ao lado da sede do jornal. Não contente, o meu colega instrumentista gostaria de ter a presença de um político bastante conhecido no país. Trata-se do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Para explicar a tamanha vontade de convidar o parlamentar, Juca falou que o senador costuma prestigiar os eventos na qual ele é chamado quando está na capital paulista. Ainda tentei questionar se ele queria isso mesmo. A resposta dele foi positiva. Assim, precisei telefonar para o celular do Suplicy e fazer o convite que pedia o comparecimento dele no grande evento.

Nas duas ligações que fiz, o senador não atendeu. Por esse motivo, deixei recados. Na última ligação, expliquei o objetivo do telefonema gravado na caixa postal. Pensei que minha missão havia sido cumprida, porém sem alcançar a meta desejada.

Pode parecer brincadeira, mas na mesma tarde recebi um telefonema restrito no celular duas horas depois. Pensei ser alguém do jornal ou alguma empresa que gostaria de falar comigo. Mas não era para minha surpresa. Inesperadamente, o senador estava do outro lado da linha. Perguntou se eu havia ligado e respondi que sim.

Com isso, Suplicy quis saber mais detalhes da festa. Imediatamente, expliquei como o evento seria promovido, o local e tudo mais. Em seguida, o parlamentar logo me agradeceu. "Estou muito lisonjeado pelo convite, mas infelizmente não poderei comparecer", disse. Já imaginava isso.

No entanto, a coisa começou a mudar de figura na hora que o parlamentar informou os motivos para recusar o convite. Ele estava em Montreal, no Canadá, para participar de uma palestra sobre o seu projeto de renda mínima. Que chique, hein. Foi representar o Senado brasileiro na festa. Ou seja, ele retornou a uma ligação do outro lado do hemisfério. Caramba!

Por essas e outras, eu agradeci de coração pelo retorno da ligação. Afinal, não são todos os parlamentares que dão alguma satisfação. Ainda mais quando se encontra no exterior. No entanto, essa história sobre o convite ganhou muita repercussão entre os jornalistas presentes na festa.

Fizemos questão de contar quem a organização convidou para a ocasião. Muitos não acreditaram. Outros ficaram surpresos com a tamanha ousadia ao chamar uma autoridade. É fato verídico, viu.

Mesmo com essa ilustre ausência, a festa foi um sucesso. Muitas pessoas legais que considero muito compareceram ao evento. Já o Juca e os músicos convidados também ficaram felizes porque se apresentaram e o povo pediu aquele tradicional bis. Compareceram desde chefia, profissionais de outros veículos de comunicação e até parentes.

Devido à repercussão, vamos preparar um novo evento deste tipo para os próximos meses. Desta vez, a ideia é aumentar o número de convidados. E quem sabe o Suplicy não aparece? Afinal, vamos chamá-lo novamente, com toda a certeza do mundo, pois ele falou que compareceria se fosse contactado outra vez. Até a próxima.

Nenhum comentário: