O editor-chefe do Mogi News e amigo Márcio Siqueira publicou no matutino os detalhes que eu presenciei sobre a primeira viagem do trem espanhol nas cidades do Alto Tietê, em 1998. O grandioso evento contou com a presença do então governador Mário Covas. Nos bastidores (digo, nas estações da região), alguns vereadores e seus agregados comentavam que ´talvez seja a primeira e a última vez que o governador andará de trem´. Covas e o então secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Cláudio de Senna Frederico, vieram num dos vagões do trem espanhol desde a estação Brás (antiga Roosevelt) da CPTM. O primeiro embarque das autoridades na região foi em Ferraz de Vasconcelos.
Um detalhe bem curioso: Frederico veio vestido bem a caráter para o grandioso evento. Usava uma gravata que tinha vários trenzinhos na sua estampa.
Como também citado, a vinda dos espanhóis ao Alto Tietê trouxe marcas tanto no âmbito dos transportes quanto no campo político. No primeiro item, a alegação oficial da CPTM naquele tempo foi a onda de apedrejamentos das composições ao longo dos trilhos. Muitos vidros foram quebrados, principalmente na região de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, e Zona Leste da Capital. Por conta dos prejuízos, a companhia decidiu retirá-los da linha Brás-Estudantes'".
Obrigado Márcio e continue com essa memória. Quem quiser os detalhes citados na coluna, pode procurar no meu blog. Para facilitar, o link é o http://eric-fujita.blogspot.com/2009/02/os-trens-espanhois.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário